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ORATORIA DINAMICA 101


terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PROGRAMAS DE VAREJO - ORATORIA COMERCIAL

















CURSO DYNAMUS NO VAREJO

O mercado exige, que o Profissional de Varejo seja empreendedor, comunicativo, ágil, pro-ativo, com iniciativa, criatividade, aceite desafios, tenha equilíbrio, flexibilidade, humildade, liderança, gosto por metas, não tenha medo de correr riscos, etc...
As competências e habilidades deste profissional representam fatores críticos para o desenvolvimento das empresas varejistas.

QUEM PODE FAZER?

Não há exigência de um nível de escolaridade, porém profissionais de varejo têm um maior aproveitamento do curso

OBJETIVO:

Deixar claro que a venda no varejo é uma profissão rentável com muita possibilidade de trabalho.
Preparar pessoas para a área que apresenta boas oportunidades de emprego como a de shopping centers
Ingressar no mercado de trabalho como parte final do curso

DIRIGIDO A:

Dirigido a pessoas que queiram atuar nesta área. Pequenos empresarios que precisem aprimorar suas técnicas.

PROGRAMA:

Método Dynamus
Automotivaçao do vendedor
Profissionalismo
Atitude Positiva
Personalidade
Comunicação Oral
Comunicação Corporal
Presentaçao dos produtos
Organização Pessoal
Marketing Pessoal

METODOLOGIA:
Método Mnemônico Dynamus , numerologia, desenhos, frases positivas, exercícios e dinâmicas.

CARGA HORARIA: 15 h

OBSERVACÕES:

Em um mercado cada vez mais globalizado em que um mero detalhe pode determinar o sucesso ou fracasso de um produto, esse segmento vem ganhando maior atenção da indústria, dos próprios centros comerciais, dos consumidores e, por tabela, dos centros formadores de profissionais.

A idéia é esquecer a imagem daquele vendedor auspicioso que aprimorou seu conhecimento na raça, com anos de prática. Não que esse profissional vá desaparecer ou perder importância no mercado, longe disso, porém a nova ordem que se impõe ao segmento supera a simplista relação da troca moeda-mercadoria. Envolve a formação de gestores capacitados em criar estratégias de vendas e marketing diferenciadas para seus produtos; executivos que garantam toda uma estrutura logística para entregar as mercadorias perfeitamente (e rapidamente) ao consumidor, na hora e no local combinados; um pessoal especializado para nós, os consumidores, optarmos pelo produto de determinada empresa, em detrimento da concorrente; e profissionais que explorem todas as possibilidades de negócios nos mais diferentes canais de venda.



VENDA MELHOR PARA VENDER MAIS

(TECNICAS DE VENDAS NO VAREJO)


Este curso foi concebido para atender tanto aos interesses de pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho como daqueles que desejam se requalificar ou reconduzir sua carreira com foco na área de Vendas no Varejo.

Além disso, o curso está voltado para aqueles que desejam criar e gerir seu próprio negócio ou empresa, pois estimula o desenvolvimento de competências de gestão e empreendedorismo , possibilitando ao egresso atuar de forma mais autônoma num mercado de trabalho em grande mutação.

OBJETIVO:
O participante aprende a realizar vendas no varejo para o consumidor final, através de abordagem direta, mobilizando conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com as diversas etapas do processo de venda profissional, incluindo os aspectos comportamentais do cliente, visando atender às suas necessidades e provocar sua fidelização.

PRÉ REQUISITO:
Preferível ter estudado o Curso Dynamus no Varejo

PROGRAMA:
Saúdo – Formas de Saudaçao
Aproximação – Como chegar à pessoa
Necessidades - Como determinar
Apresentação – Conhecimento dos produtos
Demostração de Produtos e Serviços
Objeções – Como ajudar a comprar
Encerramento – Técnicas
Sugestões – Como ajudar a o cliente
Agradecimento - Modalidades

METODOLOGIA:

Exposições interativas e apresentação de casos com proposição de problemas e possíveis soluções, a partir de discussões em grupo, reunindo avançados recursos instrucionais. Serão conduzidas preleções dialogadas, discussões em plenária, dinâmicas e vivências, simulações.
Método Mnemônico D2, de fácil recordação para o vendedor.

CARGA HORARIA: 15 h
 
 
 
 






FORMAÇÃO  E  APERFEIÇOAMENTO
VENDEDORES   LOJISTAS  

Uma bela loja, mesmo com ótima propaganda, bons estoques e crediário facilitado, só tem chance de obter sucesso se complementada por uma equipe de vendas condizente com a expectativa dos clientes.

O objetivo deste treinamento é dar aos participantes conceitos técnicos de vendas no varejo, bem como novas posturas profissionais e aperfeiçoamentos individuais para seu melhor desempenho.

Você já se perguntou porque algumas lojas estão sempre cheias e outras, embora muito bem arrumadas e com bons preços e promoções, estão sempre "às moscas"? Atendimento é a resposta!

Programa do Treinamento
• Postura do Vendedor Lojista
• Qualidade no atendimento
• Abordagem do cliente
• Abertura da venda
• Sondagem

• Identificando o potencial do cliente
• Uma eficiente técnica de demonstração
• Técnicas de fechamento
• Formando carteira de clientes
• Fazendo o cliente voltar à loja
• Custo cliente
• Descontos

• Metodologia de trabalho A quem se destina:
• Vendedores Lojistas
• Gerentes Lojistas
• Empresários
• Prestadores de serviços

O que se obtém com este treinamento:
- Maior aproveitamento do fluxo de clientes
- 60% de incremento das vendas
- 80% de fechamento das vendas
- Drástica redução do "custo-cliente"
Carga Horaria: 15 H/a

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





CURSOS DYNAMUS DE ORATORIA ADAPTADO A : 
 
MENINOS, JOVENS, ADULTOS, ESTUDANTES, PROFISSIONAIS, EXECUTIVOS, VENDEDORES, FUNCIONARIOS, SECRETARIAS, ETC .
 
ORATORIA PARA EXECUTIVOS


OBJETIVO:

Proporcionar aos participantes condições de desenvolverem uma postura adequada que norteie suas apresentações, utilizando-se de conhecimento, domínio da oratória e das técnicas de comunicação e apresentação.

Utilizar competências para: Planejar e fazer apresentações profissionais, Evitar o branco, Utilizar a postura e a gesticulação com harmonia e naturalidade e Ordenar as idéias de forma lógica.

PÚBLICO ALVO:

Pessoas que querem superar o medo de falar em público. Pessoas que desejam aprimorar suas apresentações em público.

PROGRAMA:

• A História da Oratória.
• As 15 Qualidades do Orador
• Postura do expositor.
• Vencendo o Medo, a Inibição e Falando de Improviso.
. Exercícios individuais e em grupo.
• Comunicação Eficaz (Comunicação verbal, não verbal, feedback construtivo).
. Exercício individuais e em grupo.
• Apresentação Eficaz (O que evitar, Os melhores caminhos e as etapas)
. Exercício em grupo com apresentação.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: Método Mnemônico Dynamus

Carga horária: 15 h/a.





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Falar em público com estilo


por Emilio Gama

Na Antigüidade, mais especificamente na época do Império Romano, era imprescindível que um cidadão bem formado tivesse em seu currículo a oratória como matéria básica. Qualquer um que ocupasse um cargo a serviço do império deveria ter conhecimento e fazer bom uso de técnicas para falar em público. E isso não se limitava a políticos e bajuladores palacianos; até o líder de um pequeno grupo de soldados deveria ter alguma habilidade para se comunicar com seus comandados e mantê-los motivados. A boa comunicação era fundamental para o bom andamento do exército.

Hoje em dia essa também é uma atividade cada vez mais requisitada a profissionais das mais variadas áreas de atuação. Até um contador, que antes se limitava a distribuir cópias de relatórios e balanços para comentá-los numa reunião, hoje precisa fazê-lo diante de uma platéia, através de apresentações de power point, com gráficos e tabelas animadas.

A freqüência com que somos requisitados a falar diante de uma platéia tem gerado uma procura desenfreada por cursos de técnicas para falar em público.

Isso é maravilhoso, por estimular em nossa cultura uma busca pela revalorização da palavra, tão desgastada numa época em que “uma imagem diz mais do que mil palavras”.

Apesar de nos tornarmos uma sociedade cada vez mais áudio-visual, a palavra ocupa um papel fundamental em nossas vidas e jamais sairá de moda. Basta lembrar que ela foi base de nossa cultura e preservação do conhecimento nos séculos que antecederam o XIX.

Hoje em dia, apesar dos recursos de que um palestrante dispõe em suas apresentações e das telas com um design agradável, são os comentários e a relação das imagens com o conteúdo que fazem a grande diferença.

Por mais recursos que disponha, a habilidade do palestrante é o seu verdadeiro diferencial. Daí a necessidade de cuidar bem do seu estilo.

Mas o que é estilo? O que determina o estilo de um orador?

A melhor definição que encontrei foi a de um personagem do filme “Crônica de um amor louco”. O filme começa com uma palestra do personagem Charles Serking, interpretado pelo ator Ben Gazzara:

Chega de papo furado e vamos direto ao que chamam de arte. Estilo. Estilo é a resposta de tudo. Um jeito especial de fazer uma tolice ou algo perigoso. Antes fazer uma tolice com estilo do que algo perigoso sem estilo. Fazer algo perigoso com estilo é o que eu chamo de arte.

Muitos consideram falar em público como sendo algo perigoso. Quem consegue fazê-lo com
estilo, obviamente o faz com arte.

Uma vez que o ato de falar em público é considerado uma “arte”, podemos pressupor o conhecimento e domínio de técnicas específicas. Qualquer um que as domine pode ser considerado um orador. Mas isso não significa que ele o faça com estilo.

Acredito que a diferença esteja no início, quando o aluno procura um curso de oratória.
Existe um velho ditado que diz: - Bem começado, meio caminho andado.

Considero que um bom curso de oratória deve estimular o aluno a se autoconhecer e evitar os clichês. Há muitos cursos que ensinam “receitas” de como falar em público, com tipos padronizados de discursos, onde os alunos ensaiam posturas e assumem o estereótipo de um orador. O resultado é uma porção de oradores articulando palavras de maneira carregada, lembrando alguns locutores de futebol, sorrindo incansavelmente, sem a menor naturalidade, fazendo o gênero “simpático”.

Enfim, podem ser comparados a um pelotão de soldados uniformizados marchando: Eficientes, mas todos iguais.

Nestes anos todos como professor de oratória, a minha busca tem sido estimular o aluno a ampliar o seu material expressivo, tornando-se ele mesmo, sem precisar assumir um “tipo” ao falar em público. Procuro dar-lhe “ferramentas” para trabalhar, ensinando como usa-las. Mas é o aluno quem deverá descobrir “quando” usa-las. Isso nenhum professor de oratória pode ensinar.

Tenho feito isso desde 1993, com excelentes resultados, sempre partindo do princípio que um bom orador é um ser pensante e dinâmico, que não se apega a fórmulas rígidas e absolutas no que diz respeito à comunicação. É espontâneo, tem estilo e graça e não faz nada que destoe de sua imagem natural. Lapidada com cuidado e carinho.

Ao contrário do que se imagina, falar em público com estilo é muito simples, mas tudo aquilo que é simples costuma carregar em seu bojo uma certa carga de complexidade. Daí a necessidade de se auto-observar, fazer um levantamento constante de suas experiências pessoais, organizando melhor seu repertório de vida e avaliando as lições extraídas que gerem conceitos, para compartilhar com sua platéia.

Aí reside o segredo do nascimento do estilo de um orador. A capacidade de estabelecer uma intimidade com a platéia, como se estivesse batendo um papo com velhos amigos, se permitindo a dividir com eles seus conhecimentos e vivências.

É claro que uma apresentação bem feita, com imagens bem selecionadas e telas bem preparadas ajudam – e muito -a ressaltar a qualidade de uma palestra; mas são meros adornos. São como a moldura de um belo quadro: possuem uma função específica.
São satélites do sol maior que é o orador, pois o ser humano ainda continua sendo o seu melhor efeito especial.