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ORATORIA DINAMICA 101


domingo, 15 de maio de 2011

COACHING FEEDFORWARD ETC NO CLUBE DE EXECUTIVOS

Feedforward em Marketing


Por Rafael Mauricio Menshhein

Há algum tempo o retorno, ou feedback, foi muito utilizado dentro das organizações, como se fosse uma defesa e uma tentativa de evitar que as pessoas cometessem erros, atualmente as pessoas ainda utilizam o feedback e não conseguem o resultado desejado, principalmente porque os gestores não estão preparados para lidar com eles próprios e com seus colaboradores.

Desta forma o que acontece é um retorno negativo, que está preso a uma situação que não pode mais ser mudada e que sempre volta às conversas quando aquela pessoa está presente, ou seja, o feedback foi tão distorcido que tornou-se uma punição eterna dentro de algumas organizações.

Se você for levar em consideração a tradução literal do termo feedback, perceberá que toda a ênfase dada pelas organizações, por um longo período, foi o passado, tentando mudá-lo e deixando de evoluir.

Mas o que deve ser utilizado na verdade não é o feedback, que por muito tempo exerceu sua função dentro das organizações e com o passar dos anos desfigurou-se devido a falta de conhecimento dos gestores que a utilizaram de maneira errada, mas se não é mais possível utilizar o feedback como uma ferramenta, você deve estar imaginando o que deverá ser utilizado, há um conceito muito melhor, que permite aprender e realmente auxiliar quem teve dificuldade em alguma tarefa dentro da organização.

O feedforward é justamente o que as organizações necessitam atualmente, esta é uma forma, ou ferramenta, para que o gestor dê aos seus colaboradores a oportunidade de melhorar, o gestor utiliza este conceito para perguntar “de que forma eu posso te ajudar para que isto não aconteça mais”, algo muito distinto do feedback atual.

Enxergar à frente é essencial para as organizações, aprender é um exercício diário e traz a melhoria contínua para as pessoas e a organização, mesmo assim existem pessoas que acham saber de tudo, que não precisam aprender mais nada e que o problema de um colega de trabalho não o afeta.

Se o erro de uma pessoa dentro da organização não afetasse a todos, seria muito fácil obter êxito, nenhuma empresa nova seria montada e a evolução não seria necessária, mesmo assim existem pessoas que acabam deixando de ajudar porque “isto não é da minha área”, e se esquecem de que a organização tem suas áreas interligadas e inter-dependentes.

O que você pode começar a mudar é justamente o retorno dado ao seu colega, ou colaborador, se utilizar o feedback nada será aprendido, com o feedforward terá em mãos a oportunidade de dizer indiretamente que se preocupa com a outra pessoa e que todos cometem erros.

Mas se você se pergunta o que pode fazer para utilizar corretamente o feedforward, imagine aquela vez que alguém lhe pediu uma ajuda, qual foi a sua reação e o que ocorreu.

Nenhuma pessoa sabe tudo, mas pode ser que o que um colega seu não saiba hoje esteja dentro do seu nível de conhecimento, faça parte de um aprendizado seu e que deve ser utilizado, caso contrário não há função para o conhecimento que você tem em sua mente.

Sempre que possível procure entender o que aconteceu, busque uma forma de aprender e se permita compartilhar com os demais o que sabe, pois uma informação guardada não é a mais valiosa, então é necessário dividir com os demais o conhecimento obtido ao longo dos anos, pois ao fazer isso você demonstra que sabe onde encontrar mais e permite que todos à sua volta tornem-se melhores.




Enquanto o Feedback foca no passado, no que já aconteceu, o
Feedforward foca no futuro, no desenvolvimento de carreira,
de talentos, na infinita variedade de oportunidades que podem ocorrer.




As três armadilhas do fracasso humano

Existe uma máxima na vida que diz: Sucesso não é ponto a ser conquistado, mas um caminho a ser percorrido.

Neste sentido, eu quero começar fazendo uma pergunta para você:

QUAL É O FATOR-CHAVE DE TODO O SUCESSO OU FRACASSO HUMANO?

Você conhece pessoas que sem uma excelente educação acadêmica, sem possuir dinheiro ou tendo enfrentado acontecimentos negativos no passado conseguiram superar obstáculos, realizar seus sonhos e chegar ao topo?

Todos nós conhecemos!

Pense em nomes como, por exemplo: Silvio Santos, Comandante Rolim (da TAM), Amador Aguiar (fundador do Bradesco), Samuel Klein (fundador das Casas Bahia) e José Alencar (fundador da Coteminas e ex-vice-presidente da República).

O que estas pessoas possuem em comum, além de terem se tornado ricas e conhecidas?

A capacidade de superar as três armadilhas de todo o fracasso pessoal e profissional humano:

Primeiro: Viver sem a expectativa de conquistar grandes realizações.

A maioria das pessoas já não vive para conquistar seus sonhos, apenas sobrevive. Acostuma-se com o bom e não procura o extraordinário. Qual é o problema disto? Viver sem motivação, sem energia, sem vontade… Viver apenas com desejos… Como seria bom ter mais dinheiro, mais saúde, um corpo perfeito, um excelente emprego, um ótimo relacionamento… Seria bom, mas essas pessoas nunca conquistam o que desejam. O motivo? Elas não possuem algo para perseguir que lhe traga prazer diário.

Segundo: Acreditar que sucesso é uma questão de sorte.

Uma questão de sorte ou um dom especial. Pessoas que acreditam nisto não entendem que sucesso exige muito trabalho, dedicação, disciplina e superação. Se você quer ter mais sucesso em sua vida, precisa estudar o sucesso. Para ser um bom arquiteto, médico, dentista ou advogado, são necessários anos de estudo e dedicação. Por que para ser bem-sucedido na vida seria diferente?

Estude o sucesso, busque todo o conhecimento necessário sobre esta palavra. Eu garanto que você entrará em um novo círculo de atuação em sua vida e novos resultados irão surgir.

Terceiro: Viver por recompensas imediatas.

As coisas que lhe trazem resultados imediatos não serão as coisas que lhe permitirão atingir o sucesso no futuro.

Ir ao cinema, assistir televisão, ir ao teatro, ficar um dia inteiro em um churrasco são coisas que lhe trarão prazer no presente, mas não lhe trarão ganhos futuros.

Aliás, você sabia que, segundo estudos, uma das principais causas do fracasso na vida é trocar ganhos consistentes e duradouros, mas que levarão algum tempo para ocorrer, por gratificações imediatas, mas efêmeras e que em nada contribuem para objetivos maiores?

Estudar, aprender um novo idioma, ir à academia, conversar com mais calma com seus familiares, acompanhar seu filho em uma atividade, são, por outro lado, exemplos de ações que podem não lhe trazer tantos benefícios em curto prazo – mas que no futuro trarão.

Preste atenção em uma coisa: não se trata de abdicar de todos os momentos recompensadores no presente, mas de estar disposto a se dedicar a coisas no presente que podem não lhe parecer muito prazerosas, mas que no futuro lhe tornaram uma pessoa bem-sucedida.

Você é uma pessoa que possui grandes sonhos e acredita que pode conquistá-los?

Você é uma pessoa que está disposta a estudar os fundamentos do sucesso?

Está disposta a abrir mão de recompensas momentâneas para desfrutar de um sucesso sustentado no futuro?

Então, faça como milhares de pessoas já fizeram… Estude coaching!

Uma oportunidade e participar do
 Clube de Executivos de Dynabrasil


Gestão de Pessoas- A Principal Ferramenta para o Sucesso

Por Fernando Italiani

A Gestão de Pessoas vem passando por um amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial - centrados em cargos - vem demonstrando fragilidades diante do ambiente turbulento e mutável pelo qual vem passando as organizações.

No contexto em que mudanças ocorrem a todo o momento, a organização precisa estar alinhada em torno de definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação.Uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta a produção como um todo.

É preciso, portanto, estabelecer um compromisso com a força de trabalho, baseado em respeito mútuo em uma comunicação aberta, ou seja, com o envolvimento dos clientes internos e externos.

O momento atual exige ampla transformação, uma nova "filosofia de gestão", o que implica uma grande mudança no paradigma anterior.

Torna-se fundamental ao gestor aprender a criar novas formas organizacionais em torno de equipes e processo.

As duas formas principais de modelos de sucesso atualmente é a GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DE VERDADEIROS LÍDERES que vamos discorrer a seguir:

Ao estabelecer um modelo de gestão por competências, faz-se necessário adotar algumas atitudes básicas relacionadas as ações gerenciais:

1. Conscientização de que cada tipo de organização necessita de pessoas com perfis específicos e que cada posto de trabalho existente na empresa tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentem um determinado perfil de competências.

2. Reconhecimento de que aqueles que ocupam funções de liderança são responsáveis pela oferta de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências.

3. Crença de que sempre haverá a demanda para o desenvolvimento de novas competências e o que hoje é exigido para a boa execução de um trabalho, poderá agregar novas exigências amanhã.

Estas premissas devem ser difundidas até que façam parte da cultura geral e serem internalizadas nas atitudes e comportamento de todos.

Desenvolvimento de Liderança

A arte de saber delegar é cada vez mais uma necessidade dentro de uma organização, nomeadamente no que se refere à sua gestão. Abaixo temos um comparativo do antigo modelo de liderança e do modelo atual, mais próximo e mais participativo com as atividades de toda a sua equipe.

Um novo Modelo de Liderança

Anteriormente

* Ser um chefe

* Controlar as pessoas

* Centralizar a autoridade

* Estabelecimento de objetivos

* Dirigir com regras e regulamentos

* Confrontar e combater

* Mudar por necessidade e crise

* Ter um enfoque eu e meu departamento





Futuro Líder

* Ser um coach e facilitador

* Empowerment

* Distribuir a liderança

* Conciliar visão e estratégia

* Guiar com valores compartilhados

* Colaborar e unificar

* Ter um enfoque mais amplo

* Ter um enfoque de minha empresa

Papel estratégico do novo líder

Mercado estável - As empresas

* Abordagem de linha de montagem a respeito da estratégia

* Maximizam controle interno e ordem

* Protegem-se contra a variação auditoria e disciplina

* Tem lutas de poder entre níveis e unidades



Papel do líder

* Definir táticas e definir o orçamento

* Controlar o desempenho de indivíduos e atitudes

* Tomar ação corretiva quando a conduta está fora do esperado

* Tomar decisões consistentes com a estratégia geral da empresa

Mercado em constante mudança



As empresas

* Abordagem de contingência a respeito da estratégia

* Maximizam velocidade, flexibilidade e inovação

* Protegem-se contra a obsolescência e ignorância

* Tem altos níveis de comunicação, colaboração e inovação entre níveis



Papel do Líder

* Interpretar a realidade emergente

* Focalizar os recursos existentes de uma forma eficiente

* Desenvolver e promover novas capacidades em resposta às mudanças

* Facilitar criação, captação e disseminação de conhecimento

Todas estas habilidades expressam a importância na valorização do capital humano, possibilitando não somente o desenvolvimento de suas potencialidades, mas também da superação dos seus limites.







A Fácil Arte de Falar em Público




Por Maria do Rosário Martins da Silva


Nos tempos atuais, toda atividade exige uma boa comunicação, tanto verbal como não-verbal. No meio acadêmico, o estudante cada vez mais se depara com disciplinas onde é necessário fazer a apresentação de diversas atividades, seja em sala de aula ou em um Auditório. Ao graduar-se, necessita apresentar-se para Bancas de Conclusão de Curso.



É bastante expressivo o número de alunos que trazem uma dificuldade e se preocupam de uma forma angustiante no momento em que terão que expor suas idéias em público.



Na etapa profissional, tem início a fase de procurar sua colocação no mercado de trabalho, se deparando com processos de entrevistas e dinâmicas de grupos, onde sua comunicação verbal e não-verbal será avaliada. Dentro das Organizações, é cada vez mais freqüente as apresentações em reuniões de projetos, bem como participação em processos de negociação, além de atendimento ao cliente e vendas.



Também poderá ser necessário ministrar palestras em Seminários internos e e externos. Dessa forma, cada vez mais torna-se imprescindível o aprendizado da arte de falar em publico.



“Quem não se comunica se estrumbica”, já disse há muitos anos atrás o saudoso Chacrinha (Abelardo Barbosa), um verdadeiro mestre em Comunicação Oral. Qual era o grande segredo desse gênio da comunicação verbal? Vamos relembrar algumas de suas características principais que podem ser colocadas em prática por qualquer pessoa que queira conquistar a atenção e obter sucesso em sua apresentação.



1) Naturalidade: Chacrinha agia sempre com naturalidade, mesmo que isso pudesse parecer ridículo para algumas pessoas. Ele não tinha, em nenhum momento com a sua fala, o compromisso de acertar 100%. O que as pessoas achavam dele não interferia em momento algum nas suas apresentações.



2) Bom Humor: Encontramos todos os dias pessoas que estão sempre passando a sensação que o mundo todo brigou com ele. Não são capazes de usar o bom humor em sua comunicação. Chacrinha usou e abusou dessa qualidade em todas as suas falas, e quem se lembra de suas aparições na TV, deve-se recordar do quanto ele sorria para a platéia, para os artistas. O sorriso e o bom humor são as chaves que abrem todas as portas necessárias a uma boa comunicação.



3) Empatia: Uma das ações mais importantes nas relações interpessoais e na comunicação é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. A empatia produz uma aproximação mágica entre as pessoas. O grande mestre da comunicação da TV Abelardo Barbosa, sempre demonstrou essa qualidade, quando se posicionava perante os outros de uma forma empática, tranqüilizando, brincando, sendo amigo e muitas vezes se emocionando com alguém que conquistasse uma vitória ou até mesmo uma derrota em seu programa.



4) Autenticidade: Apesar de suas roupas extravagantes, próprias de um personagem criado, Chacrinha jamais deixou de sero. Autêntico Naturalmente expansivo, alegre, irreverente e carismático, nunca se deixou levar pelo julgamento dos outros. Ele não foi apenas um bom comunicador, foi uma grande pessoa em sua plenitude na arte de encantar o público com sua arte de falar.


Portanto, mãos à obra e lembre-se: QUER TER SUCESSO? Comunique-se com o mundo!
VENHA AO CLUBE DE EXECUTIVOS DYNABRASIL